O que é o Novo Inbound?

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    David Costa Lima

O que você encontrará aqui:

O que é o Novo Inbound (Conceito)

#novoinbound é uma evolução do inbound marketing como conhecemos.


O ponto é: atualizamos o inbound frente aos avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor no digital e compreensão sobre a não-linearidade da jornada.

Enquanto o “Velho” Inbound foca na criação de conteúdo para atrair clientes por meio de uma jornada linear (topo, meio e fundo de funil)…

O Novo Inbound reconhece que a jornada não é linear e se adapta à complexidade dessa jornada. 💡

👉 Por isso dizemos que não criamos ou controlamos a jornada de compra, a gente entende e otimiza.

Os 3 pilares de conteúdo do Novo Inbound

Além disso, outros pontos que diferem o Novo Inbound do “Velho” Inbound

1. Estratégia Data-Driven desde o Início:

O Inbound de antes, respeitando as possibilidades da época, usava dados em nível tático para refinar a operação.

Já o Novo Inbound usa a abundância de dados existentes desde a definição do ICP até a entrega e mensuração de conteúdo.

2. Conteúdos não Lineares:

Não sabemos em que momento da jornada a audiência está e, além disso, a jornada não é linear.

3. Uso do Dark Social e canais não rastreáveis:

O Novo Inbound entende que muitos contatos acontecem em comunidades online e canais não rastreáveis. Isso aliado ao fato de que ¾ dos compradores querem fazer a jornada de compra sem um vendedor (ponto importante para o B2B aqui).

4. Métricas pautadas no ICP:

Apesar de termos acesso às métricas tradicionais, como tráfego e leads…

O Novo Inbound se concentra em métricas que refletem o verdadeiro impacto no ICP e na penetração de mercado.

Obs: se você estiver num projeto B2B, você tem que pensar em contas e não em leads.

Detalhe pertinente: mesmo o “velho” inbound marketing não é exclusividade do Hubspot e do RD. O que eles trouxeram foi a “possibilidade” de trackear o funil.

Topo, meio e fundo são nomenclaturas para vender o pensamento enraizado de funil de consciência (que, por sua vez, foi baseado no AIDA).

Ainda no século XIX, a John Deere lançou uma revista para os agricultores, o Guia Michelin fez o mesmo, as novelas (soap operas) foram patrocinadas pela P&G com product placement.

Tudo isso é inbound!

1. O meu objetivo e o do Gabriel ao idealizar o Novo Inbound é um: gerar mais resultados usando os recursos tecnológicos disponíveis e aproveitando todo o aprendizado (erros e acertos) que tivemos nos últimos 15 anos de inbound marketing pautados no funil de consciência.

2. Se discordar ou tiver outro ponto de vista, comente de forma educada e com bons argumentos. O nosso objetivo aqui é ter mais resultados.

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1. Quer aprender a metodologia B2B Insiders de Geração de Demanda por completo, incluindo a lógica de conteúdo do Novo Inbound? 

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Este artigo foi escrito por

David Costa Lima

Destaque no cenário do marketing B2B brasileiro, tem mais de uma década de experiência empreendendo e ajudando empresas a escalarem suas operações.

Co-fundador do B2B Insiders, curso com metodologia proprietária e comunidade exclusiva de profissionais B2B. David também é co-idealizador do Novo Inbound, mentor e palestrante, espalhando e compartilhando sua expertise pautada em duas filosofias: “receita é problema de marketing” e “B2B é maneiro”!