O que é o Novo Inbound?
- Publicado em: Agosto de 2024
O que você encontrará aqui:
O que é o Novo Inbound (Conceito)
O #novoinbound é uma evolução do inbound marketing como conhecemos.
O ponto é: atualizamos o inbound frente aos avanços tecnológicos, mudanças no comportamento do consumidor no digital e compreensão sobre a não-linearidade da jornada.
Enquanto o “Velho” Inbound foca na criação de conteúdo para atrair clientes por meio de uma jornada linear (topo, meio e fundo de funil)…
O Novo Inbound reconhece que a jornada não é linear e se adapta à complexidade dessa jornada.
Por isso dizemos que não criamos ou controlamos a jornada de compra, a gente entende e otimiza.
Os 3 pilares de conteúdo do Novo Inbound
Além disso, outros pontos que diferem o Novo Inbound do “Velho” Inbound
1. Estratégia Data-Driven desde o Início:
O Inbound de antes, respeitando as possibilidades da época, usava dados em nível tático para refinar a operação.
Já o Novo Inbound usa a abundância de dados existentes desde a definição do ICP até a entrega e mensuração de conteúdo.
2. Conteúdos não Lineares:
Não sabemos em que momento da jornada a audiência está e, além disso, a jornada não é linear.
3. Uso do Dark Social e canais não rastreáveis:
O Novo Inbound entende que muitos contatos acontecem em comunidades online e canais não rastreáveis. Isso aliado ao fato de que ¾ dos compradores querem fazer a jornada de compra sem um vendedor (ponto importante para o B2B aqui).
4. Métricas pautadas no ICP:
O Novo Inbound se concentra em métricas que refletem o verdadeiro impacto no ICP e na penetração de mercado.
Obs: se você estiver num projeto B2B, você tem que pensar em contas e não em leads.
Detalhe pertinente: mesmo o “velho” inbound marketing não é exclusividade do Hubspot e do RD. O que eles trouxeram foi a “possibilidade” de trackear o funil.
Topo, meio e fundo são nomenclaturas para vender o pensamento enraizado de funil de consciência (que, por sua vez, foi baseado no AIDA).
Ainda no século XIX, a John Deere lançou uma revista para os agricultores, o Guia Michelin fez o mesmo, as novelas (soap operas) foram patrocinadas pela P&G com product placement.
Tudo isso é inbound!
1. O meu objetivo e o do Gabriel ao idealizar o Novo Inbound é um: gerar mais resultados usando os recursos tecnológicos disponíveis e aproveitando todo o aprendizado (erros e acertos) que tivemos nos últimos 15 anos de inbound marketing pautados no funil de consciência.
2. Se discordar ou tiver outro ponto de vista, comente de forma educada e com bons argumentos. O nosso objetivo aqui é ter mais resultados.
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1. Quer aprender a metodologia B2B Insiders de Geração de Demanda por completo, incluindo a lógica de conteúdo do Novo Inbound?
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Este artigo foi escrito por
David Costa Lima
Destaque no cenário do marketing B2B brasileiro, tem mais de uma década de experiência empreendendo e ajudando empresas a escalarem suas operações.
Co-fundador do B2B Insiders, curso com metodologia proprietária e comunidade exclusiva de profissionais B2B. David também é co-idealizador do Novo Inbound, mentor e palestrante, espalhando e compartilhando sua expertise pautada em duas filosofias: “receita é problema de marketing” e “B2B é maneiro”!