O Império da Aquisição B2B

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    David Costa Lima

O que você encontrará aqui:

Introdução

Criação de demanda: 80% mkt e 20% vendas
Captura de demanda: 50% mkt e 50% vendas
Conversão de demanda: 20% mkt e 80% vendas

O Império da Aquisição B2B

Conhece o Império da Aquisição? 👑 Acompanhe a viagem, rs. 

 

Já pegando em cheio na analogia, assim como um império tinha como objetivo a expansão comercial, uma empresa tem como objetivo a penetração de mercado!

 

Imagine marketing e vendas como departamentos interligados dentro de um império que precisa expandir seu poder comercial. 💡

 

Apesar de suas diferenças, marketing e vendas compartilham um grande objetivo. 

➡️ No cenário B2B, esse objetivo é criar, capturar e converter demanda em receita sustentável.

Voltando a analogia…

Marketing é o explorador, mapeando e identificando novos territórios (ICP) para negociar. 📍

Depois de identificar, o papel, ainda do marketing, é capitanear a criação de demanda comercial com brand awareness nesses novos territórios. 

Vendas entra num segundo momento, como um embaixador habilidoso, que negocia acordos lucrativos com os territórios já mapeados pelo marketing.

O objetivo, na analogia imperial, é ter o maior número de negócios estabelecidos com outros impérios. 

E, no B2B, é a maior “Penetração de mercado” no ICP. 📈

Ah, vale mencionar que para negociar com nações mais maduras, marketing e vendas têm que personalizar a abordagem (ABM) e adaptar às estratégias para algumas necessidades específicas.

Só assim para finalizar grandes negociações (conversões) que sustentarão a economia.

Deixando a analogia imperialista de lado, o ponto mais importante deste post é entender que:

👉 O protagonismo entre marketing e vendas varia dependendo da etapa da estratégia de Geração de Demanda. 

 

Em linhas gerais, podemos colocar algo como:

 

Criação de demanda: Marketing > Vendas

Captura de demanda: Marketing = Vendas

Conversão de demanda: Vendas > Marketing

 

Não há departamentos isolados, eles trabalham em conjunto para a mesma estratégia. 

 

Suas atuações, dependendo do momento, variam. 🤔

 

E, apesar de cada departamento ter táticas e métricas específicas, eles têm que responder a uma grande estratégia e objetivo em comum.

 

Em tom de brincadeira, trazemos a bandeira do Império de Aquisição, que ainda pode ter uma versão atualizada com a entrada de CS. 

 

Não à toa eu falo, B2B é maneiro! 

CTA

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Este artigo foi escrito por

David Costa Lima

Destaque no cenário do marketing B2B brasileiro, tem mais de uma década de experiência empreendendo e ajudando empresas a escalarem suas operações.

Co-fundador do B2B Insiders, curso com metodologia proprietária e comunidade exclusiva de profissionais B2B. David também é co-idealizador do Novo Inbound, mentor e palestrante, espalhando e compartilhando sua expertise pautada em duas filosofias: “receita é problema de marketing” e “B2B é maneiro”!