Marketing B2B e Geração de Leads
- Publicado em: Agosto de 2024
O que você encontrará aqui:
Marketing B2B tem que ser mais marca e menos lead gen!
O lead gen fez com que o marketing parasse de criar futuros compradores.
O lead pelo lead é uma das piores metas que marketing pode ter.
Porque se o sucesso do marketing é medido por leads frios, marketing começa a perseguir leads frios, né?
E isso é um incentivo perverso dos MQLs, como diz o Gabriel Barboza.
E essa mentalidade imediatista do leads impacta diretamente como o marketing trabalha, porque aí o marketing começa a trabalhar como se fosse vendas.
Em média, somente 5% do mercado está apto a compra.
E o marketing não consegue mudar isso (salvo exceções de soluções adicionais, como coloquei em um post recente).
É importante ter em mente que o objetivo do marketing não é puxar para empresas para os 5%.
Esse é o equívoco!
O objetivo é fazer com que a sua marca seja uma das consideradas quando as empresas entrarem nos 5%.
Geralmente 3 marcas são sempre consideradas: a líder, a top of mind e a disruptiva.
(Aqui vale um parênteses interessante: nem sempre a top of mind é a líder!)
O ponto é que se o marketing tem que gerar leads, ele será cobrado por isso.
E, devido a isso, o “Q” do MQL foi banalizado.
Para bater as metas, a intenção das contas começa a ser irrelevante (perda de qualificação).
“Baixe agora: Como aumentar a receita, economizar dinheiro e ganhar seguidores!”
Baixou? Toma vendas, eis meu MQL.
E as consequências?
A consequência para a marca é que não se cria futuros consumidores.
Todos os ads são de de lead gen, com pouca criatividade e diferenciação.
O incentivo perverso dos MQLs cria silos e embates entre entre marketing e vendas.
E marcas que trabalham dessa forma tendem a ter menor penetração de mercado no longo prazo.
E marcas com pouca penetração de mercado tem menos credibilidade.
Penetração de mercado = confiança
(Tem um estudo bacana do LinkedIn sobre isso, se quiser que eu envie comenta aqui)
E penetração de mercado não é só share.
Como o marketing deve, de fato, ser mensurado
Aqui entra como achamos que o marketing deve, de fato, ser mensurado, ao invés de MQLs.
Definição do tamanho de mercado
% de contas alcançadas
% de contas em consciência
% de contas em consideração
% de contas em intenção (se aplicável com intent data)
E dando suporte em vendas em:
% contas em prospecção
% reuniões agendadas
% propostas apresentadas
% Ganhos
% Perdidos
Se você é uma empresa B2B, você tem que começar a pensar assim.
É a única forma de colocar os C-Levels, marketing e vendas falando a mesma língua.
CTA
1. Quer aprender a metodologia B2B Insiders de Geração de Demanda por completo, incluindo a lógica de conteúdo do Novo Inbound?
Veja o post original no LinkedIn
Este artigo foi escrito por
David Costa Lima
Destaque no cenário do marketing B2B brasileiro, tem mais de uma década de experiência empreendendo e ajudando empresas a escalarem suas operações.
Co-fundador do B2B Insiders, curso com metodologia proprietária e comunidade exclusiva de profissionais B2B. David também é co-idealizador do Novo Inbound, mentor e palestrante, espalhando e compartilhando sua expertise pautada em duas filosofias: “receita é problema de marketing” e “B2B é maneiro”!